Quando o assunto é transito, já nos arrepiamos a ponto de se estressar antes mesmo de pegar a estrada.
Hoje não posso falar o mesmo, pois a realidade do trânsito é outra bem diferente de épocas passadas! A população cresceu demais, a frota aumentou exageradamente e as estradas pelo que percebo diminuÃram de tamanho, principalmente em se falando de recuo lateral e acostamentos, pois estes deram espaço a ciclovias, comércios locais, áreas reservadas a estacionamento etc.
O tempo estimado hoje neste mesmo itinerário é de aproximadas 1 hora e meia, mas às vezes em horários crÃticos, podem passar bem mais do que isso. Acredito eu, por experiência recente que 2 horas para mais.
Passou da hora de reprogramar e remapear os pontos crÃticos do maior fluxo de trânsito, a Rua Paes Leme (PAES LEM STREET) é uma pedra no sapato para a Prefeitura de Andradina.
Falta a criação de polÃticas de mobilidade afim de evitar engarrafamentos, com dispositivos de rotatividade nos estacionamentos, inclusive com a criação de uma guarda de trânsito
Vivenciamos todos os dias o caos do trânsito na cidade de Andradina, com motoristas com o nÃvel de stress muito alto, falta de vagas para estacionar, lentidão nas vias e a nada é feito.
Ouço depoimentos de pessoas que dirigem há mais de 50 anos, sem nunca sequer ter sofrido uma infração de trânsito e agora encontram-se muitas vezes com seus veÃculos recheados de multas para pagar ou numa fase mais avançada com a sua CNH no risco iminente de ser suspensa. Obviamente pelo crescimento demasiado da frota e em contra partida uma fiscalização mais intensa.
O poder público deveria se organizar e priorizar de forma ordenada não só em nossa cidade, mas em todo pais, como corredores exclusivos para ônibus, ciclovias ou talvez rodÃzios de placas para incentivar métodos alternativos e substitutivos de transporte.
A mobilidade urbana nossa, poderia seguir métodos e padrões europeus, com prioridades inicialmente a transportes não poluentes, seguros e de pequeno espaço fÃsico, como quesito, as preferências e os privilégios viriam da seguinte maneira:
- Pedestre
- Ciclista
- Transporte Coletivo
- Transporte de Carga (para abastecimento da população)
- Transporte Coletivo
- Uso de energia limpa, adoção de esteiras e escadas rolantes (para cidades não-planas);
- Impostos menores para compra de carros elétricos;
- Incentivo a adoção da carona solidária;
- Construção de metrôs;
- Integração de transportes por meio de bilhetes únicos;
- Sinalização de ciclofaixas e construção de ciclovias;