ANDRE FORINE

O que vocĂȘ tem a ver com a polĂ­tica?

Por Gazeta Notícia em 30/06/2024 às 18:51:19

É muito comum ouvirmos de pessoas que "não gosto de polĂ­tica", "prefiro não me envolver com essas questões", "todos os polĂ­ticos são ladrões", "sempre que um polĂ­tico aparece na televisão, eu desligo a TV", horĂĄrio eleitoral é um saco" ou " polĂ­tica envolve corrupção e desvio de verba".

No dia a dia, quando se fala de polĂ­tica, geralmente se pensa nela como uma coisa ruim e distante, como se fosse assunto apenas para os especialistas ou polĂ­ticos. Ou então, pensamos que a polĂ­tica só se restringe ao voto. Mas serĂĄ que é isso mesmo? Afinal, o que vocĂȘ tem a ver com a polĂ­tica?

Tabuleiro de xadrez


Por que polĂ­tica é tão importante?

Apesar da existĂȘncia de corrupção e de manipulação de ações para atender interesses especĂ­ficos no ato polĂ­tico, temos que entender que esse quadro negativo só poderĂĄ mudar através da própria polĂ­tica. Isso porque a polĂ­tica é o instrumento de ação de transformação da sociedade.

Quem nunca ouviu na escola a frase: "o homem é um animal polĂ­tico"? Pois bem, quando Aristóteles declamou essa frase, ele quis dizer que todo homem precisa um do outro, que é da natureza humana viver em sociedade e que através da busca pelo bem comum é que se tem a constituição da pólis, ou seja, a cidade, o lugar onde é compartilhada a vida pĂșblica.

Portanto, podemos entender que polĂ­tica estĂĄ relacionada com aquilo que diz respeito ao bem pĂșblico, à vida em comum, às regras, leis e normas de conduta dessa vida, nesse espaço, e, sobretudo, ao ato de decisão que afetarĂĄ todas essas questões.

Assim, o que distingue o ser humano das outras espécies é a sua capacidade de raciocinar. E foi por meio desta habilidade que ele compreendeu a importância da vida comunitĂĄria e de conviver nesse meio de forma harmônica. E foi para isso que a polĂ­tica foi criada: para regular os conflitos.


Como a polĂ­tica acontece na prĂĄtica?

Vamos utilizar um exemplo prĂĄtico.

A Associação de Moradores de UmbarĂĄ obteve uma vitória com a instalação de um semĂĄforo na rua Nicola Pellanda, localizada em Curitiba. Essa rua era famosa pelo nĂșmero expressivo de acidentes, inclusive fatais, devido à imprudĂȘncia dos motoristas, que não respeitavam os limites de velocidade.

Para resolver esse problema, dificilmente uma pessoasozinha conseguiria alguma resposta do poder pĂșblico, mas graças à organização dos moradores de UmbarĂĄ, que possuem uma representação polĂ­tica, o problema foi solucionado. Depois de algumas manifestações e protestos foi reivindicado junto à prefeitura a instalação de um semĂĄforo na localidade. Juntos, os moradores tiveram um peso muito maior.

Portanto, a polĂ­tica não se limita aos governantes e à profissão em si, mas abarca também uma participação na associação dos moradores do seu bairro, por exemplo, para debater sobre problemas existentes e possĂ­veis soluções para melhorar a vida daquele local, ou quando vocĂȘ articula com seus amigos de escola para tentar deliberar sobre assuntos relacionados ao bem comum, como contribuir com a limpeza da escola, propondo a instalação de lixeiras de reciclagem e, consequentemente, facilitar o trabalho dos catadores de materiais reciclĂĄveis.

A polĂ­tica é tão presente na vida das pessoas que até quando vocĂȘ decide não participar da polĂ­tica, vocĂȘ também estĂĄ agindo politicamente, pois estĂĄ deixando que as coisas permaneçam do jeito que elas estão e não vĂȘ necessidade de mudança.

DaĂ­ a importância da participação cidadã. Se muitos permanecem apĂĄticos, deixando as decisões para terceiros, um grupo limitado acabarĂĄ comandando sem oposição as decisões mais importantes do nosso paĂ­s e os nossos interesses poderão não ser atendidos. Dessa forma, temos uma responsabilidade polĂ­tica e exercĂȘ-la também é uma forma de participação.

Assim, nós fazemos a polĂ­tica, através da participação em associação de bairro, colegiado, partidos, manifestações, passeatas, nas eleições, por exemplo. Mas serĂĄ que é só assim que se "faz polĂ­tica"?

Fonte: POLITIZE

Comunicar erro
GAZETA NOTICIA

ComentĂĄrios