O que você tem a ver com a política?

Por Gazeta Notícia em 30/06/2024 às 18:51:19

É muito comum ouvirmos de pessoas que "não gosto de pol√≠tica", "prefiro não me envolver com essas questões", "todos os pol√≠ticos são ladrões", "sempre que um pol√≠tico aparece na televisão, eu desligo a TV", hor√°rio eleitoral é um saco" ou " pol√≠tica envolve corrupção e desvio de verba".

No dia a dia, quando se fala de pol√≠tica, geralmente se pensa nela como uma coisa ruim e distante, como se fosse assunto apenas para os especialistas ou pol√≠ticos. Ou então, pensamos que a pol√≠tica só se restringe ao voto. Mas ser√° que é isso mesmo? Afinal, o que voc√™ tem a ver com a pol√≠tica?

Tabuleiro de xadrez


Por que pol√≠tica é tão importante?

Apesar da exist√™ncia de corrupção e de manipulação de ações para atender interesses espec√≠ficos no ato pol√≠tico, temos que entender que esse quadro negativo só poder√° mudar através da própria pol√≠tica. Isso porque a pol√≠tica é o instrumento de ação de transformação da sociedade.

Quem nunca ouviu na escola a frase: "o homem é um animal pol√≠tico"? Pois bem, quando Aristóteles declamou essa frase, ele quis dizer que todo homem precisa um do outro, que é da natureza humana viver em sociedade e que através da busca pelo bem comum é que se tem a constituição da pólis, ou seja, a cidade, o lugar onde é compartilhada a vida p√ļblica.

Portanto, podemos entender que pol√≠tica est√° relacionada com aquilo que diz respeito ao bem p√ļblico, à vida em comum, às regras, leis e normas de conduta dessa vida, nesse espaço, e, sobretudo, ao ato de decisão que afetar√° todas essas questões.

Assim, o que distingue o ser humano das outras espécies é a sua capacidade de raciocinar. E foi por meio desta habilidade que ele compreendeu a importância da vida comunit√°ria e de conviver nesse meio de forma harmônica. E foi para isso que a pol√≠tica foi criada: para regular os conflitos.


Como a política acontece na prática?

Vamos utilizar um exemplo pr√°tico.

A Associação de Moradores de Umbar√° obteve uma vitória com a instalação de um sem√°foro na rua Nicola Pellanda, localizada em Curitiba. Essa rua era famosa pelo n√ļmero expressivo de acidentes, inclusive fatais, devido à imprud√™ncia dos motoristas, que não respeitavam os limites de velocidade.

Para resolver esse problema, dificilmente uma pessoasozinha conseguiria alguma resposta do poder p√ļblico, mas graças à organização dos moradores de Umbar√°, que possuem uma representação pol√≠tica, o problema foi solucionado. Depois de algumas manifestações e protestos foi reivindicado junto à prefeitura a instalação de um sem√°foro na localidade. Juntos, os moradores tiveram um peso muito maior.

Portanto, a pol√≠tica não se limita aos governantes e à profissão em si, mas abarca também uma participação na associação dos moradores do seu bairro, por exemplo, para debater sobre problemas existentes e poss√≠veis soluções para melhorar a vida daquele local, ou quando voc√™ articula com seus amigos de escola para tentar deliberar sobre assuntos relacionados ao bem comum, como contribuir com a limpeza da escola, propondo a instalação de lixeiras de reciclagem e, consequentemente, facilitar o trabalho dos catadores de materiais recicl√°veis.

A pol√≠tica é tão presente na vida das pessoas que até quando voc√™ decide não participar da pol√≠tica, voc√™ também est√° agindo politicamente, pois est√° deixando que as coisas permaneçam do jeito que elas estão e não v√™ necessidade de mudança.

Da√≠ a importância da participação cidadã. Se muitos permanecem ap√°ticos, deixando as decisões para terceiros, um grupo limitado acabar√° comandando sem oposição as decisões mais importantes do nosso pa√≠s e os nossos interesses poderão não ser atendidos. Dessa forma, temos uma responsabilidade pol√≠tica e exerc√™-la também é uma forma de participação.

Assim, nós fazemos a pol√≠tica, através da participação em associação de bairro, colegiado, partidos, manifestações, passeatas, nas eleições, por exemplo. Mas ser√° que é só assim que se "faz pol√≠tica"?

Fonte: POLITIZE

Comunicar erro
GAZETA NOTICIA

Coment√°rios