ANDRÉ FORINE/Psol, lidera frente de esquerda, quer bater de frente com partidos do centrão e partidos bolsonaristas.
Após as eleições municipais em Andradina, ficou demonstrado que o bolsonarismo e a extrema direita, se uniram para manter a hegemonia política no reduto da bancada BBB (BOI-BÍBLIA-BALA).
Diante do extremismo no período eleitoral, onde a compra e venda de de votos, saiu vencedora, surge uma nova liderança política em Andradina.
André Forine, ativista político, empreendedor, representante estadual do PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) em Andradina, surge como expoente do progressismo de esquerda, para trazer vez e voz aos marginalizados e excluidos da sociedade Andradinensse.
Para André Forine, a nova esquerda abre a possibilidade de um movimento progressista multicêntrico. "São partidos e lideranças identificadas com movimentos sociais, dos marginalizados, dos negros e das favelas e finalmente rompem com a falta de mea culpa do PT. Buscam o fortalecimento de novos discursos", analisou.
Veja as propostas de André Forine, para transformar Andradina em uma cidade digna e justa:
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONOMICO
Transformar Andradina numa cidade de oportunidades, tornando o Estado eficiente e dando melhores condições para os indivíduos trabalharem e empreenderem, investindo mais e melhor no ambiente de negócios e atraindo empresas e oportunidades, descentralizando a economia e levando empresas, capacitação e crédito barato para as periferias.
Proteção e Garantia de Direitos Básicos
Todo cidadão de Andradina tem direitos inalienáveis como ser humano. A Prefeitura deve trabalhar e garantir esses direitos básicos, articular iniciativas e estabelecer parcerias para promover um ambiente de respeito à diversidade.
Acolhimento, Capacitação e Geração de Renda
A Prefeitura deve promover, junto com a sociedade civil organizada e parcerias privadas, programas assistenciais focados na proteção de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Acreditamos que a maioria dos indivíduos que se encontram em situação de vulnerabilidade social e, portanto, cronicamente dependentes do Estado, tem a possibilidade de conquistar sua autonomia com a ajuda de programas bem desenhados para geração de emprego e renda. Por isso, nosso eixo central na pauta de Desenvolvimento Social é o indivíduo e sua Jornada da Empreendedora, que consiste em transformar os programas sociais em trilhas de desenvolvimento pessoal para que conquistem uma vida com dignidade e abundância.
GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA:
Abordagem e acolhimento desde o primeiro contato, oferecendo oportunidades reais que promovam a visualização de uma nova realidade, motivando a pessoa a deixar a situação de pobreza para trás.
Capacitação profissional a partir do acompanhamento psicológico e de cursos técnicos voltados às vocações na futura geração de renda em parceria com a sociedade civil. Isso ocorrerá por meio de mutirões de voluntariado, organizações sociais e ofertas de trabalho em parceria com empresas públicas e da iniciativa privada.
Geração de renda por meio do trabalho remunerado, seja emprego ou abertura do próprio negócio. Nesta etapa, a Prefeitura tem o papel crucial de conectar a demanda e a oferta de trabalho na cidade. Para isso, utilizaremos sua vasta base de dados, que inclui pessoas em situação de vulnerabilidade, pessoas em busca de emprego, empresas e polos econômicos regionais, especialmente nas áreas periféricas da cidade. Tais áreas serão consideradas regiões de oportunidade, para que recebam capacitação, regularização fundiária e crédito barato para investimentos em seus negócios.
Promoção de Micro e Pequenos Negócios
As micro e pequenas empresas representam 99% dos negócios no Estado de São Paulo, empregam 50% dos trabalhadores formais e são fundamentais no processo de inclusão e de desenvolvimento socioeconômico. O papel da Prefeitura deve ser garantir um ambiente de negócios ágil, simples e eficiente, de forma a fomentar o empreendedorismo.
Principais ações que serão tomadas para impulsionar os micro e pequenos negócios:
- Mapear as vocações regionais;
- Desburocratizar e digitalizar os serviços públicos;
- Fomentar compras públicas da Prefeitura de produtos e serviços desses negócios.
- Estimular e apoiar a participação nas compras públicas do Estado e da União;
- Realizar treinamentos para a utilização das plataformas de compras governamentais;
- Disseminar medidas da Prefeitura, do Governo do Estado e do Governo Federal em favor dos pequenos empreendimentos;
- Mapear e unificar toda a jornada do empreendedor;
- Digitalizar os pequenos negócios e estimular a criação de canais de venda online;
- Disponibilizar sistema Wi-Fi de qualidade;
- Fortalecer o ecossistema de inovação e sustentabilidade;
- Incentivar a aproximação dos pequenos negócios com polos tecnológicos, centros de pesquisa e de inovação;
- Celebrar parcerias para capacitação técnica;
- Promover parcerias para educação empreendedora, com orientação em gestão financeira;
- Estimular o microcrédito.
Em todas essas etapas, a Prefeitura deve ser a ponte para conectar a sociedade civil aos empreendedores e desenvolver soluções em parceria.
O crédito popular é uma ferramenta fundamental para dar escala aos pequenos negócios. As empresas brasileiras são pouco alavancadas e a maioria dos pequenos empreendedores não tem acesso a crédito. Quando têm, precisam pagar altas taxas de juros. Portanto, criaremos um fundo garantidor – com recursos que serão gerados por uma gestão eficiente, bem como da iniciativa privada – que permitirá às micro e pequenas empresas acesso fácil e barato ao microcrédito.
EDUCAÇÃO:
A educação é o principal pilar de uma sociedade digna e acolhedora, e Andradina, deve liderar esse processo. Quanto maior a qualidade da educação na vida da criança, maior o retorno para o indivíduo e para a sociedade. A Prefeitura é responsável pelas primeiras etapas do ensino público e, portanto, desempenha um papel fundamental nessa política pública.
Educação ao invés de Escolarização
Infelizmente, a abordagem aplicada na maior parte das escolas hoje é focada em escolarizar crianças em vez de educá-las. A consequência disso é que, ao invés de municiá-las com ferramentas práticas para a vida, acabam sofrendo uma série de limitações que não as permitem usufruir e desenvolver suas potências e talentos como deveriam. Nosso foco deve ser promover a educação como um trampolim para a vida, de modo que nossos estudantes desenvolvam um futuro de autonomia, prosperidade e contribuição com a sociedade.
Esporte como Meio de Ensino:
O esporte é uma poderosa ferramenta de transformação social e educacional, capaz de promover não apenas o desenvolvimento físico, mas também o emocional, social e cognitivo dos indivíduos. Integraremos o esporte ao sistema educacional trazendo inúmeros benefícios, formando cidadãos mais saudáveis, disciplinados e preparados para os desafios da vida. Fomentar parcerias com clubes esportivos, academias, universidades e empresas para proporcionar recursos adicionais, como treinadores qualificados, equipamentos esportivos e acesso a instalações de qualidade, além de firmar acordos com entidades esportivas para a realização de competições e eventos que incentivem a participação dos alunos.
Não Deixar Ninguém para Trás
Garantir que todos os alunos tenham acesso às oportunidades educacionais é um compromisso fundamental do nosso governo. A meta é assegurar que nenhuma criança ou jovem seja deixado para trás, independentemente de sua condição socioeconômica, necessidades especiais ou localização geográfica.
Escolas em Período Integral
Um dos principais problemas enfrentados hoje é a falta de atendimento em período integral para crianças na pré-escola, de quatro a seis anos de idade, devido à ausência de oferta de contraturno escolar. Para superar essa situação, ampliaremos a faixa etária de atendimento dos Centros para Crianças e Adolescentes para incluir a partir dos 4 anos.
Investir na Primeira Infância
A fase de zero a seis anos é a de maior desenvolvimento do cérebro e a mais rica em termos de desenvolvimento das capacidades cognitivas e socio-emocionais. Para garantir a valorização da primeira infância, propomos expandir a iniciativa dos vouchers e as parcerias com instituições para realmente zerar a fila das creches, melhorar a qualidade do atendimento nas unidades de ensino, incentivar o trabalho conjunto das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, desenvolver programas de educação nutricional e estabelecer parcerias público-privadas para a melhoria de espaços públicos em que as crianças possam brincar com segurança.
Investiremos na educação infantil garantindo que todas as crianças tenham acesso a creches e pré- escolas de qualidade focando na formação integral e desenvolvimento cognitivo na primeira infância. Pesquisas realizadas na Universidade de Chicago mostram que investimentos na primeira infância têm retornos significativos em termos de saúde, educação e produtividade econômica a longo prazo.
Aumentar a Acessibilidade Digital
Gestores e professores devem ser capacitados para o melhor aproveitamento de ferramentas digitais e tecnológicas. Investiremos em conteúdos, equipamentos e acesso à internet de qualidade. Faremos parcerias com o setor privado e organizações para resolver este desafio. Trabalhar a mentalidade da população paulistana é fundamental para a construção de uma cidade mais próspera e inovadora.
Iniciar campanhas de conscientização e programas educacionais focados na promoção de uma mentalidade empreendedora e colaborativa desde a infância. Pesquisas, mostram que indivíduos com uma mentalidade de crescimento geralmente têm maior engajamento nas atividades, enfrentam desafios de maneira mais positiva e alcançam melhores resultados acadêmicos. Eles estão mais dispostos a aprender com os erros, buscar novas estratégias e continuar a melhorar, enquanto aqueles com uma mentalidade fixa podem se sentir desmotivados e evitar situações onde possam falhar.
Investir em Conteúdos mais Atuais
O currículo escolar deve ser atualizado para incluir temas modernos e relevantes, alinhados com as demandas do mercado de trabalho. Investiremos em disciplinas contemporâneas como empreendedorismo, finanças e programação digital, preparando os estudantes para assumir protagonismo profissional. Este enfoque permitirá o desenvolvimento pleno de suas aptidões, talentos e potencialidades, capacitando-os a enfrentar os desafios e oportunidades contemporâneas.
Jovem em Ação
Educar e preparar os jovens de Andradina para o mercado de trabalho, oferecendo formação profissional de qualidade e criando oportunidades reais de emprego e empreendedorismo é de extrema importância. O foco é garantir que todos os jovens tenham as ferramentas e o suporte necessários para se tornarem profissionais competentes e cidadãos produtivos.
Jovem com Profissão
Será criado um programa de capacitação e ocupação técnica remunerada para preparar jovens para o mercado de trabalho, para alunos a partir de 14 anos matriculados no Ensino Médio em escolas administradas pela Prefeitura, com a participação de entidades privadas. O objetivo é aumentar a conexão da escola com a vida real e o mercado de trabalho, motivando os alunos, diminuindo a evasão escolar e, por consequência, permitindo que possam gerar renda o quanto antes, evitando que sejam seduzidos pelo crime.
Escola Olímpica
Estabelecer escolas com enfoque em esportes olímpicos para incentivar a prática esportiva e formar atletas de alto rendimento. Essas escolas oferecerão infraestrutura de qualidade e profissionais capacitados. Programas similares em outros países têm mostrado que a educação combinada com o esporte melhora o desempenho acadêmico e a saúde física e mental dos alunos.
Tecnologia na Educação
Integrar tecnologias educacionais modernas nas salas de aula, promovendo a alfabetização digital e preparando os alunos para o mercado de trabalho do futuro. Isso incluirá a implementação de laboratórios de informática e programas de codificação. Estudos indicam que o uso de tecnologia na educação aumenta o engajamento dos alunos e melhora os resultados de aprendizagem.
Educação Financeira e Empreendedorismo
Implementar a educação financeira no currículo escolar para que os alunos adquiram conhecimentos sobre gestão de finanças pessoais, investimentos e empreendedorismo. Incentivar o espírito empreendedor nas escolas através de programas e projetos que ensinem os jovens a criar e gerenciar seus próprios negócios. A educação financeira na escola está associada a melhores decisões financeiras na vida adulta.
SAÚDE
Os três pilares fundamentais de um sistema de saúde eficiente – prevenção, diagnóstico preciso e tratamento adequado – são amplamente reconhecidos na literatura de saúde pública e na prática médica. Para obter sucesso em qualquer um deles é fundamental conhecer o paciente e seu histórico de saúde.
Sem uma base de dados ampla e precisa, que possibilite conhecer os pacientes, se torna inviável executar políticas públicas eficazes na prevenção, definir gastos em infraestrutura e medicamentos, elaborar contratos com organizações sociais utilizando os incentivos corretos e criar metas para os prestadores de serviço. Por essa razão, a criação de um prontuário único e digital para os paulistanos será nossa prioridade.
Implementação do Prontuário Único
A saúde começa com o conhecimento do paciente. Para isso, é fundamental a implementação do prontuário único digital, com o histórico de saúde de cada um dos paulistanos, que inclua dados, consultas, exames e medicamentos. O prontuário único digital permite um diagnóstico mais preciso, evita exames e procedimentos desnecessários, ajuda no tratamento adequado e salva vidas.
A saúde deve estar na mão do paciente. A Prefeitura, em conjunto com parceiros privados, organizações sociais e instituições de pesquisa, deve investir na medicina digital, por meio de aplicativos, plataformas e comunicação digital.
Redução da Fila de Exames
É inadmissível o tempo e a fila de agendamento de consultas e exames na cidade de Andradina.
Além do problema de espera, ainda se depara com equipamentos em má qualidade e longas distâncias percorridas para realizar e buscar os exames. A dificuldade logística é tamanha que, em média, 35% dos pacientes não vão buscar seus resultados. Para resolver este grave problema.
Atendimento Focado na Solução
Atualmente, organizações sociais e prestadores de serviço de saúde são remunerados pelo número de atendimentos e horas trabalhadas. Isso não necessariamente se traduz em uma melhor qualidade do serviço de saúde. É importante criar um sistema que incentive a realização de diagnósticos precisos e a solução dos problemas de saúde.
Implementar um sistema de remuneração faseada para alinhar os incentivos que permitirá uma remuneração gradual, baseada em consulta, exames, retorno, tratamento e avaliação do paciente em todas essas etapas, dentre outras possibilidades.
O médico da Equipe Saúde da Família deve possuir um papel essencial na prevenção, sendo a porta de entrada para o serviço de saúde municipal. Investir na ampliação da cobertura desse serviço e na sua qualidade por meio da capacitação contínua desses profissionais, do fornecimento de infraestrutura adequada, como equipamentos para a realização de exames e na maior interface destes com os médicos especialistas.
Saúde Mental
A saúde mental é hoje um dos principais desafios da sociedade moderna, seja depressão, transtorno afetivo bipolar, esquizofrenia e outras psicoses, demência, deficiência intelectual e transtornos de desenvolvimento, incluindo o autismo. Portanto, cuidar da saúde mental será essencial para que Andradina desenvolva o bem-estar da sua população para que sejamos a cidade que queremos.
Saúde da Mulher
Investiremos em exames preventivos, no atendimento pré-natal e em políticas para prevenir a gravidez precoce, HPV, rastreamento de câncer de mama e do colo de útero e promoveremos atendimento especializado para vítimas de violência doméstica, conjuntamente com acompanhamento psicológico e políticas públicas de conscientização.
Saúde para a Melhor Idade
O envelhecimento da população na cidade de Andradina é um fenômeno observado nas últimas décadas, principalmente devido ao aumento da expectativa de vida. As projeções indicam que essa tendência continuará aumentando a participação dos idosos na população total. As pessoas com 60 anos ou mais, representam cerca de 13% do total da população total da cidade.
Redução da Fila de Exames
A saúde pública de Andradina deve ser eficiente e acessível a todos os cidadãos. A redução da fila de exames é uma prioridade para garantir diagnósticos rápidos e precisos, melhorando a qualidade de vida e acelerando o tratamento de doenças. Para atender adequadamente a população ampliaremos o atendimento dos serviços hoje conduzidos pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. A rede de atendimento, deve ser ampliada com parcerias de setores privados e fazendo o uso de tecnologia e inovação para implementar uma gestão eficiente da saúde.
Foco na Prevenção
A Organização Mundial de Saúde estima que as doenças que mais custam ao sistema de saúde são as não transmissíveis. Doenças como diabetes, câncer, cardíacas e coronárias podem ser evitadas com a adequada prevenção e diagnóstico precoce. Indivíduos que possuem histórico de doença cardíaca familiar, por exemplo, deveriam buscar fazer exames rotineiros para obter diagnóstico precoce e prevenir futuras complicações.
MOBILIDADE URBANA
A mobilidade em Andradina foi pensada e executada tendo o carro como principal meio de transporte, e os efeitos dessa escolha na disposição geográfica da cidade e na vida das pessoas são evidentes.
Com essa lógica voltada para o veículo automotor, os outros meios de transporte ficaram em segundo plano e quem sofre é o cidadão. A Prefeitura é responsável, via políticas públicas, por garantir as condições para que o transporte, de preferência coletivo, seja acessível a todos e tenha o menor impacto negativo possível na qualidade de vida do contribuinte.
Mobilidade: Inovação e Integração
Plano de Mobilidade Urbana: Desenvolver um plano abrangente de mobilidade urbana que inclua melhorias na infraestrutura viária, otimização dos semáforos e campanhas de educação no trânsito. Incentivar o uso de transportes alternativos, como bicicletas e caronas compartilhadas. Cidades que implementaram planos de mobilidade abrangentes experimentaram reduções no congestionamento e melhorias na qualidade do ar. Incluir medidas específicas para garantir que as multas de trânsito sejam utilizadas para promover a segurança viária e não como uma forma de gerar receita.
Bolsões de Estacionamento
Criar bolsões de estacionamento em pontos estratégicos da cidade, próximos a estações de metrô e terminais de ônibus, incentivando o uso do transporte público e reduzindo a circulação de veículos no centro. A criação de bolsões de estacionamento tem demonstrado reduzir o tráfego no centro das cidades e aumentar o uso do transporte público.
HABITAÇÃO
Construção recorde de casas
Concentrar moradias onde tem infraestrutura, visando qualidade de vida e desenvolvimento urbano. Não se trata de espraiar os habitantes, mas de adensar as áreas urbanas. Quem é mais afetado por este crescimento urbano desconcentrado é o mais pobre. Nós precisamos tornar a habitação mais acessível.
Cheque Moradia
Implementar o programa Cheque Moradia, fornecendo subsídios para famílias de baixa renda adquirirem ou reformarem suas casas. Esse programa incluirá parcerias com instituições financeiras e empresas de construção para garantir preços acessíveis e qualidade nas obras. Programas de subsídios habitacionais têm demonstrado melhorar as condições de vida e reduzir a desigualdade social.
Mutirões para Construção e Reformas de Casas e Moradias Populares
Organizar mutirões comunitários para a construção e reforme de moradias populares, envolvendo a comunidade local no processo. Isso não apenas melhora as condições de vida, mas também fortalece os laços comunitários. A participação comunitária em projetos habitacionais aumenta a sustentabilidade e a aceitação dos projetos.
PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE, BIOECONOMIA E ECONOMIA CIRCULAR
Proteção ao meio ambiente
Para transformar Andradina em um exemplo de cidade com melhor qualidade de vida e desenvolvimento constante, faz-se necessário ter um olhar responsável sobre o meio ambiente no que se refere ao cuidado e proteção das nossas riquezas naturais, que hoje sofrem com a degradação e a poluição, gerando doenças e onerando os cofres públicos e a própria população.
Propomos a criação de políticas públicas eficientes em parceria com Organizações da Sociedade Civil para promover tanto a educação por meio da conscientização e cobrança, quanto a garantia da provisão de recursos básicos, principalmente nas regiões de maior vulnerabilidade onde a população é menos assistida e instruída.
Bioeconomia e economia circular
Andradina deve se destacar pela gestão eficiente dos resíduos naturais e pela transformação do lixo em riqueza, sempre com um compromisso firme com a sustentabilidade e a inovação. Nossa proposta inclui a reutilização e reciclagem de recursos, promovendo de maneira eficiente um ciclo contínuo para geração de riqueza e renda
VIRTUALIZAÇÃO
Através da digitalização dos processos e da utilização de tecnologias avançadas, podemos criar uma cidade mais conectada, transparente e acessível.
Centralização de Sistemas
Centralizar os sistemas de serviços públicos em uma única plataforma digital, facilitando o acesso e a gestão por parte dos cidadãos e da administração pública. Isso inclui unificar bases de dados, sistemas de pagamento e serviço. Inclui ainda a oportunidade de levar transparência e educação contínuas ao cidadão, por meio de linguagem acessível e informações ordenadas para todos os setores.
Desburocratização
Reduzir a burocracia utilizando avanços tecnológicos, como a inteligência artificial, para digitalizar processos administrativos, tornando os serviços públicos mais ágeis e acessíveis. Implementar um sistema de governo eletrônico que permita aos cidadãos resolver questões burocráticas online. Esse sistema deve ser intuitivo e de fácil acesso, incentivando a participação ativa dos cidadãos e colaborando para a eficiência e rápida resolução de cada processo.
Andradina Smart City
Transformar Andradina em uma cidade inteligente é abraçar um futuro em que tecnologia e sustentabilidade caminham lado a lado. Utilizando tecnologias avançadas como Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (AI), Big Data, Computação em Nuvem, criar uma cidade mais conectada, transparente e eficiente é fundamental. Essas inovações permitirão uma gestão otimizada dos recursos urbanos, melhorando a qualidade dos serviços públicos, como transporte, segurança, saúde e educação.
Fonte: GAZETA NOTÍCIA