Com temas centrais: Economia, Trabalho e Renda; Ampliação dos Direitos Sociais; Direitos Humanos e Combate às Opressões; Meio Ambiente, Crise ClimĂĄtica e Transição Energética; Democracia, Relação com as Instituições Nacionais e com Relações Internacionais; veja as 12 propostas centrais do PSOL para unir as esquerdas e construir um novo paĂs.
1 – Revogação das medidas implementadas por partidos do centrão e da extrema-direita
Fim da reforma trabalhista, da reforma da previdĂȘncia, do Teto de Gastos e outras medidas de desmonte de órgãos pĂșblicos, como o Ibama e a Funai, por exemplo.
2 – Enfrentamento à crise climĂĄtica
Financiamento de transição energética, um novo modelo de desenvolvimento da Amazônia, desmatamento zero, respeito à natureza e garantia de direitos a povos indĂgenas, tradicionais e quilombolas, utilizando empresas pĂșblicas como a Petrobras e a Eletrobras para pesquisa e desenvolvimento de novas matrizes energéticas.
3 – Reforma TributĂĄria em que os pobres paguem menos e os ricos paguem mais
Diminuição da taxação no consumo de bens essenciais e populares e foco na taxação de renda e propriedade, incluindo imposto sobre super-ricos/bilionĂĄrios. Um amplo e robusto programa de transferĂȘncia de renda para reduzir desigualdades no Brasil.
4 – Democracia direta, participação popular, transparĂȘncia de gestão e combate à corrupção
Medidas concretas para promover maior controle e participação social nas decisões do Estado brasileiro, promovendo maior transparĂȘncia na gestão pĂșblica e combatendo a corrupção diariamente.
5 – Aumento real do salĂĄrio mĂnimo
Recomposição da renda de trabalhadores, aposentados e pensionistas. PolĂticas para reduzir a jornada de trabalho sem reduzir salĂĄrios, com isso promovendo a criação de novos empregos, além de um programa de renda para o trabalho doméstico.
6 – Retomada do controle pĂșblico da Petrobras
Interromper medidas de privatização da empresa, promoção de uma polĂtica energética voltada à soberania nacional e mudança da atual polĂtica de preços dos combustĂveis.
7 – Mais dinheiro para promover direitos sociais
Ampliação do orçamento para saĂșde, educação, habitação, cultura e mobilidade, recuperando os nĂveis de investimentos em relação ao PIB anteriores ao golpe de 2016.
8 – Reforma agrĂĄria agroecológica e reforma urbana jĂĄ!
Desenvolvimento de um novo modelo de ocupação e uso da terra urbana e rural, centrado na reforma agrĂĄria agroecológica, com polĂticas de abastecimento e fortalecimento da CONAB para combater a fome, alcançar soberania alimentar e fortalecer a luta por moradia com polĂticas de estĂmulo à reforma urbana.
9 – Democratização da comunicação
Controle social sobre os monopólios da grande mĂdia, democratizando o acesso à informação, fomentando a comunicação comunitĂĄria e a expansão do acesso à internet de forma pĂșblica e gratuita a quem mais precisa.
10 – Mais direitos para as mulheres
Reconhecimento da maternidade como trabalho, inclusive no cĂĄlculo da aposentadoria, defesa dos direitos reprodutivos das mulheres e combate à violĂȘncia de gĂȘnero.
11 – Combate à violĂȘncia policial e ao super-encarceramento da população negra
Enfrentar o racismo estrutural no Estado, nas empresas e em organizações sociais.
12 – PolĂticas contra a LGBTIfobia
Promoção da diversidade sexual e de gĂȘnero, inclusive nas polĂticas habitacionais e de educação. Fortalecimento da atenção à saĂșde da população LGBTI+, com ĂȘnfase no processo transexualizador, na polĂtica de HIV/AIDS e de saĂșde mental, com ações setoriais LGBTI no Ministério de Direitos Humanos.
Fonte: PSOL