ANDRE FORINE

Criminosos usam apagão cibernĂ©tico para aplicar golpes e coletar dados

AgĂȘncia de Defesa CibernĂ©tica Americana emite alerta

Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - Brasília em 21/07/2024 às 11:51:40

O apagão cibernético que afetou o mundo nesta semana tem sido usado por criminosos como isca para aplicar golpes na internet, coletando dados confidenciais de pessoas e empresas. Nos Estados Unidos (EUA), a AgĂȘncia de Defesa Cibernética (CISA) alertou sobre os riscos de se cair em ações criminosas.

"Vale ressaltar que a CISA observou ameaças de agentes tirando vantagem deste incidente [apagão cibernético] para phishing e outras atividades maliciosas. A CISA pede que organizações e indivĂ­duos permaneçam vigilantes e sigam apenas instruções de fontes legĂ­timas. A CISA recomenda que organizações lembrem seus funcionĂĄrios de evitar clicar em e-mails de phishing ou links suspeitos", afirmou o órgão dos EUA.

Phishing é roubo de dados mediante diversas formas de fazer a pessoa entregar a informação para o criminoso. Geralmente, é enviado um e-mail com link que leva para uma pĂĄgina falsa, contaminando o computador com um vĂ­rus que rouba dados sigilosos, como informações sobre contas bancĂĄrias ou dados sensĂ­veis de empresas.

No Brasil, também tĂȘm sido relatado alguns casos de phishing usando como isca o apagão cibernético. Os criminosos oferecem soluções tecnológicas para problemas gerados pelo apagão cibernético. Uma empresa de BrasĂ­lia enviou, neste sĂĄbado (20), um aviso aos seus funcionĂĄrios.

"A GerĂȘncia Executiva de Tecnologia da Informação informa que diferentes atores de ameaça estão aproveitando o incidente relacionado ao CrowdStrike Falcon para realizar campanhas de phishing e outras atividades maliciosas. Foram implementadas medidas para bloquear e-mails maliciosos. No entanto, alguns ainda podem escapar dos filtros", informou a companhia.

Apagão cibernético

Uma falha na atualização de conteĂșdo relacionada ao sensor de segurança CrowdStrike Falcon, que serve para detectar possĂ­veis invasões de hackers, foi a causa da falha cibernética desta sexta-feira (19), que deixou milhares de empresas e pessoas em todo o mundo sem acesso a sistemas operacionais, especialmente o Windows, da Microsoft.

Fonte: AGÊNCIA BRASIL

Comunicar erro
GAZETA NOTICIA

ComentĂĄrios