ANDRE FORINE

'A única coisa que não podemos perder é a sensibilidade humana'

Aleida Guevara relembra a viagem de Che à Palestina e a luta contra a ocupação israelense.

Por Gabriel Vera Lopes em 13/10/2024 às 10:42:00

"A causa palestina sempre foi uma causa que defendemos com grande determinação em Cuba. Mas há pouco mais de um ano recebi o título de embaixadora para o retorno à Palestina, então você pode imaginar, sinto uma enorme responsabilidade. Nesse momento pelo qual essas pessoas estão passando, minha função social é, acima de tudo, acompanhá-las e apoiá-las no que for possível", explica Aleida Guevara.

A indicação foi feita poucos meses antes de começar o atual genocídio contra o povo palestino, quando em maio de 2023 foi realizado o primeiro Fórum Internacional dos Embaixadores do Retorno à Palestina, em Beirute, capital do Líbano. A reunião comemorou o 75º aniversário da Nakba, uma palavra que no mundo árabe significa "catástrofe" e relembra o deslocamento de 750 mil palestinos na criação do Estado de Israel em 1948.

Com o objetivo de lançar uma campanha internacional pelo direito do povo palestino à autodeterminação e pelo fim da ocupação, nessa reunião, oito personalidades receberam a distinção de embaixadores do retorno da Palestina. Entre eles estavam o escritor indiano Tushar Gandhi, bisneto de Mahamat Gandhi, e o advogado sul-africano Mandla Mandela, neto de Nelson Mandela.

Fonte: BRASIL DE FATO

Comunicar erro
GAZETA NOTICIA

Comentários