Uruguaios vão às urnas em eleições que podem levar aliado de Pepe Mujica ao poder

YamandĂș Orsi, de esquerda, Ă© ligeiramente favorito nas pesquisas

Por Lucas Estanislau em 24/11/2024 às 09:27:22

Milhões de uruguaios vão às urnas neste domingo (24) para decidir o próximo presidente do país que governarĂĄ entre 2025 e 2030. Foram para este segundo turno Yamandú Orsi, candidato da coalizão de esquerda Frente Ampla, e Álvaro Delgado, do Partido Nacional.

Yamandú Orsi é apoiado pelo ex-presidente José "Pepe" Mujica e obteve o maior número de votos no primeiro turno, realizado em 24 de outubro. O candidato de esquerda conquistou 43,9% dos votos e, agora, aparece com uma leve vantagem nas pesquisas antes do pleito de domingo, que se mostra acirrado.

Além da votação para a PresidĂȘncia no primeiro turno, os uruguaios também definiram os 30 senadores e 99 deputados que ocuparão as cadeiras pelos próximos anos.

Sucessor de Mujica

Yamandú Ramón Antonio Orsi Martínez, 57 anos, é apadrinhado pelo popular ex-presidente Mujica. Nasceu na zona rural, em uma casa sem luz, e cresceu na pequena cidade de Canelones, onde estudou em escola pública.

Quando jovem, Orsi cuidava da loja de seus pais, foi coroinha na Igreja Católica e dançarino de folclore. Em 1989, aderiu ao Movimento de Participação Popular fundado por Mujica. Ele foi casado duas vezes, a última com a mãe de seus filhos gĂȘmeos de 11 anos.

Com perfil moderado, diz que se prepara para ser presidente hĂĄ muito tempo. No entanto, não apresentou um plano de governo antes das eleições, o que suscitou críticas. Ele também foi questionado por não participar de debates ou conceder entrevistas a diversos veículos de comunicação.

Orsi pode ser o responsĂĄvel por levar a Frente Ampla de volta ao poder no Uruguai após a esquerda perder o governo em 2020 para a coalizão de direita liderada por Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional. A mudança marcou o fim da chamada "onda rosa" de 15 anos no Uruguai, como foi chamado o período da América Latina com grande ascensão das lideranças de esquerda.

Fonte: BRASIL DE FATO

Comunicar erro
BOM DEMAIS

ComentĂĄrios