Após um fim de semana chuvoso, a instabilidade climática retorna ao Sudeste do Brasil nesta quarta-feira, com previsão de pancadas de chuva e temporais em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, segundo a Climatempo. As temperaturas devem permanecer amenas na maior parte da região.
Um sistema de baixa pressão atmosférica, aliado ao fluxo de umidade, intensifica as condições de chuva. O mapa de risco meteorológico aponta que todo o Estado de São Paulo, o centro-sul de Minas Gerais e a faixa centro-sul do Rio de Janeiro devem enfrentar chuvas de intensidade moderada a forte, com alerta especial para temporais no litoral sul de São Paulo.
Durante a precipitação, há possibilidade de rajadas de vento de 51 a 70 km/h nas áreas destacadas em amarelo e até 90 km/h nas áreas em vermelho. A Região Metropolitana de São Paulo e a Região Serrana do Rio de Janeiro também podem registrar temporais isolados.
A previsão indica que a chuva persistirá e se espalhará por outras áreas nos próximos dias. Em São Paulo, as precipitações devem diminuir, concentrando-se na faixa litorânea. No entanto, a chuva deve continuar presente e avançar para mais regiões do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
A persistência da umidade e o deslocamento do sistema de baixa pressão garantem a instabilidade climática por mais alguns dias, influenciando o tempo na região. Os maiores volumes de precipitação devem se concentrar no litoral sul de São Paulo, norte do Espírito Santo e norte de Minas Gerais, com acumulados de até 80 mm.
*Reportagem produzida com auxílio de IA