Esportes Urbanos: quatro modalidades para praticar

Conheça as atividades esportivas que foram adaptadas para ruas, avenidas, parques e locais disponíveis dentro da cidade

Por Aline Bravo em 23/05/2024 às 22:10:32

Você já ouviu falar em esportes urbanos? Essa é uma boa alternativa para quem vive em grandes metrópoles e quer experimentar algo novo. Com isso, estamos falando de modalidades esportivas que foram adaptadas para ruas, avenidas, parques, locais disponíveis dentro da cidade.

Afinal, praticar atividades físicas é o melhor caminho para uma vida mais equilibrada e uma boa saúde. Além disso, uma pequena dose de adrenalina não faz mal a ninguém e pode causar uma ótima sensação de bem estar.

Quais são as modalidades?

1. skate

Skate
(Créditos: Getty Images)


O Skate é o esporte urbano mais popularizado entre as pessoas de todo o mundo e pode ser praticado pelas ruas em ambientes abertos ou fechados. A prática começou a crescer nos anos 80 e desde então ganhou muitos seguidores.

O exercício consiste em deslizar sobre o solo e obstáculos mantendo o equilíbrio em uma prancha. O skate se divide em duas categorias, o Park, que acontece em uma pista em formato de piscina e o Street, praticado em corrimões, escadarias e paredões.

2. Slackline

Slackline
(Créditos: Getty Images)


O Slack ganhou espaço no Brasil em 2010, principalmente, nas praias e nos parques. Praticar a modalidade é bem simples: você precisa de uma corda elástica entre dois pontos a uma certa altura do chão. Assim, é possível realizar atividades de equilíbrio, força e diversas acrobacias.

3. Ciclismo

Rio 2016: Conheça o Ciclismo BMX - Organics News Brasil

As bicicletas também podem proporcionar momentos de muita adrenalina nos centros urbanos. Um exemplo é a modalidade BMX, que consiste na realização de manobras em pontos da cidade ou dentro de pistas de skate.

4. Parkour

<yoastmark class=

Parkour significa "percurso" em português, original da França, o esporte é um dos mais radicais que você pode realizar dentro da cidade e uma ótima alternativa para quem gosta de adrenalina.

O esporte tem como referencia o deslocamento entre diferentes pontos da cidade, com um percurso repleto de obstáculos urbanos. Para se tonar mais emocionante, os atletas combinam agilidade, força e concentração em movimentos de alta eficiência.

Muitos vídeos de pessoas saltando entre prédios e escalando paredes enormes se tornaram famosos nas redes sociais. Este é um exemplo da prática do Parkour, mas claro, com atletas que treinam muitas horas por dia e durante muitos anos. Para começar a praticar, muitos parques oferecem uma trilha de obstáculos mais leves.


Fonte: BRASIL PERFIL

Comunicar erro
GAZETA NOTICIA

Comentários