Quando o assunto é transito, jĂĄ nos arrepiamos a ponto de se estressar antes mesmo de pegar a estrada.
Hoje não posso falar o mesmo, pois a realidade do trânsito é outra bem diferente de épocas passadas! A população cresceu demais, a frota aumentou exageradamente e as estradas pelo que percebo diminuĂram de tamanho, principalmente em se falando de recuo lateral e acostamentos, pois estes deram espaço a ciclovias, comércios locais, ĂĄreas reservadas a estacionamento etc.
O tempo estimado hoje neste mesmo itinerĂĄrio é de aproximadas 1 hora e meia, mas às vezes em horĂĄrios crĂticos, podem passar bem mais do que isso. Acredito eu, por experiĂȘncia recente que 2 horas para mais.
Passou da hora de reprogramar e remapear os pontos crĂticos do maior fluxo de trânsito, a Rua Paes Leme (PAES LEM STREET) é uma pedra no sapato para a Prefeitura de Andradina.
Falta a criação de polĂticas de mobilidade afim de evitar engarrafamentos, com dispositivos de rotatividade nos estacionamentos, inclusive com a criação de uma guarda de trânsito
Vivenciamos todos os dias o caos do trânsito na cidade de Andradina, com motoristas com o nĂvel de stress muito alto, falta de vagas para estacionar, lentidão nas vias e a nada é feito.
Ouço depoimentos de pessoas que dirigem hĂĄ mais de 50 anos, sem nunca sequer ter sofrido uma infração de trânsito e agora encontram-se muitas vezes com seus veĂculos recheados de multas para pagar ou numa fase mais avançada com a sua CNH no risco iminente de ser suspensa. Obviamente pelo crescimento demasiado da frota e em contra partida uma fiscalização mais intensa.
O poder pĂșblico deveria se organizar e priorizar de forma ordenada não só em nossa cidade, mas em todo pais, como corredores exclusivos para ônibus, ciclovias ou talvez rodĂzios de placas para incentivar métodos alternativos e substitutivos de transporte.
A mobilidade urbana nossa, poderia seguir métodos e padrões europeus, com prioridades inicialmente a transportes não poluentes, seguros e de pequeno espaço fĂsico, como quesito, as preferĂȘncias e os privilégios viriam da seguinte maneira: