Reforma Política, Já

Construindo a política que queremos

Por Gazeta Notícia em 30/06/2024 às 19:32:26

Muito se fala sobre construir uma pol√≠tica que queremos? Este é o primeiro texto de uma trilha de conte√ļdos sobre reforma pol√≠tica.

Corrupção, deputados que voc√™ não conhece ou que costumavam ser celebridades, e a pol√≠tica cada vez mais longe do nosso dia-a-dia? Tudo isso são problemas que t√™m a ver com o sistema pol√≠tico brasileiro atual e que incomodam quase todo mundo. É por isso que hoje em dia se fala tanto sobre reforma pol√≠tica.

As manifestações de junho de 2013 expuseram a insatisfação popular de brasileiros e brasileiras comuns. Foi a primeira demonstração forte em muito tempo de que não estamos felizes com a maneira como se faz pol√≠tica no nosso pa√≠s. Cidadãos de diferentes lugares do Brasil foram às ruas pedindo uma mudança, pedindo por uma reforma ou por pelo menos, pol√≠ticos que se aproximem de uma "pol√≠tica que queremos".


Mas o que é essa reforma exatamente?

Pense que voc√™ tem uma casa. Essa casa é grande e bonita, mas est√° caindo aos pedaços, implorando por uma reforma. As paredes estão com a cor desbotada, o piso est√° todo quebrado, os móveis estão cheios de cupim. Mas voc√™ quer e precisa viver ali. Seria interessante deixar que outras pessoas decidissem por voc√™ como seria feita a reforma de sua própria casa?


Mas então como ela vai acontecer?

Ninguém sabe muito bem como vai ser a reforma pol√≠tica. Isso porque ela é um conjunto de mudanças para v√°rios assuntos dentro da pol√≠tica brasileira – e claro, para cada assunto, existem algumas propostas diferentes. Por isso, hoje existem nada mais nada menos que 107 Propostas de Emenda Constitucional (PEC), além de v√°rios projetos de lei relacionados à reforma pol√≠tica! A√≠ voc√™ j√° pensa: "ah, então é muita coisa, deve ser muito complicado de entender". Fique tranquilo que vamos te mostrar que não é tão dif√≠cil quanto parece. Veja o infogr√°fico abaixo para voc√™ ficar por dentro do que j√° foi aprovado e do que foi negado no projeto. Se não h√° nenhuma marcação, é porque a pauta continua em debate e não foi votada.



Voto em Lista Fechada



Fonte: POLITIZE

Comunicar erro
GAZETA NOTICIA

Coment√°rios